Salário compatível ao que entrego!

25/10/2011 13:34

Em algum momento você já parou para pensar se o seu salário está compatível com o que você faz? Ou se ele está dentro da média do mercado? É bem provável que sim, pois em qualquer momento da nossa carreira estamos atentos ao retorno que esperamos por aquilo que damos. Afinal, antes de tudo, o trabalho é uma relação de troca. No entanto, analisar a compatibilidade salarial com o cargo ou função é uma tarefa bem complexa e que exige um olhar diferenciado. Boa parte das empresas atualmente já faz estudos e pesquisas sobre a média salarial dos seus colaboradores com o intuito de tornar-se competitiva no mercado. Além disso, para a construção de um plano de cargos e salários, são também levadas em consideração questões de natureza interna como os diferentes níveis hierárquicos no organograma organizacional, tempo de experiência ou de casa, nível de instrução do colaborador, plano de carreira… Enfim, existem tantas coisas envolvidas no cálculo do seu salário que concluímos que aquele número não chegou até você por acaso.

Eu sugiro agora fazermos a pergunta inversa: O que você entrega está de acordo com o seu salário? Quando nos sentimos incomodados com a nossa remuneração precisamos estar preparados para ponderar tudo que envolve a mesma. Isso não inclui somente a análise do mercado ou dos padrões internos da empresa, mas principalmente é preciso avaliar a sua contribuição no dia-a-dia e nos resultados do seu trabalho. O seu desempenho está sendo bem avaliado? Você tem participado de projetos relevantes para sua área ou para a empresa? O que você tem trazido de inovador para o seu trabalho? O que tem feito de positivo que superou expectativas?

Para responder a essas perguntas – e fazer tantas outras – é preciso que você se perceba no ambiente em que está inserido, entender qual é a sua função nesse contexto e qual impacto tem o seu trabalho no todo. E para compreender a sua participação nessa engrenagem nada melhor do que conhecer a si próprio! É preciso ser transparente consigo mesmo e saber alinhar os seus valores pessoais e os seus objetivos de vida ao trabalho e aos valores de onde você estiver. Você acha que o trabalho que realiza é compatível com as suas metas profissionais? Você sente que está no caminho certo para chegar onde pretende? E, principalmente se você acredita que o seu salário deve ser reavaliado: qual valor tem o seu trabalho?

*Fonte: https://vocesa.abril.com.br/blog/carreira-em-geracoes/2011/07/